Dúvidas Frequentes

Aromaterapia

“Aroma”, significa cheiro e “terapia”, tratamento. Aromaterapia é uma terapia que visa a cura de uma indisposição mental, física ou espiritual, através da utilização de óleos essenciais. É uma terapia complementar, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Há milênios o homem tem utilizado as plantas medicinais por seus poderes. Encontramos referências no Egito, Mesopotâmia, Europa, Índia. Óleos essenciais são compostos produzidos por todas as plantas para que possam sobreviver. Porém, não existem óleos essenciais de todas para fins terapêuticos e medicinais.

Os óleos essenciais são concentrados, voláteis, que oferecem propriedades medicinais, devido à presença de princípios ativos que atuam em diversos processos metabólicos, regenerativos e antissépticos. Não conferem apenas odor, têm efetivamente função terapêutica. São verdadeiras jóias vegetais que, quando diluídos e aplicados corretamente, são compatíveis com a pele, musculatura, circulação, respiração, enfim, todos os sistemas do corpo salvo a mucosa visual.

Hipócrates, “o pai da medicina”, utilizava fumigações aromáticas para erradicar a praga de Atenas. No Egito, Cleópatra, utilizava os aromas para manter sua beleza e sentir-se mais sensual.

Após inalados, os sinais aromáticos são enviados  para uma área específica do cérebro, o sistema límbico (nessa área estão localizados nossos istintos primários, como sede, fome, prazer e também é a região da memória, que guardamos lembranças boas e ruins). Ao chegarem nesse local, os sinais acionam um dispositivo e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções. Quando inalamos certos aromas, eles trazem lembranças à tona. Geralmente, ao sentirmos um cheiro, nos lembramos de uma série de coisas que o acompanharam. O cheiro vem com imagens completas, e as imagens nos reportam as situações anteriormente vivenciadas, mais particularmente as emoções, e é por isso que os aromas funcionam como um gatilho emocional.

Seus componentes químicos naturais são levados pela corrente sanguínea a todas as regiões do corpo. Certos óleos essenciais também têm afinidade com regiões determinadas do corpo e apresentam um efeito equilibrador, sedativo ou estimulante sobre os vários sistemas.

A aromaterapia é compatível com a medicina convencional e com a maioria das outras formas de tratamento holístico. Pessoas de todas as idades e graus de saúde podem se beneficiar. Ela é reconfortante para bebês e crianças e oferece aos idosos uma sensação de cuidado. Contudo, se estiver tomando medicamento homeopático ou possuir alguma doença ou estiver grávida, é conveniente consultar o médico ou terapeuta.

Aromaterapia cuida da pessoa e não da doença. Tem se revelado particularmente benéfica para problemas ligados ao estresse, às dores musculares e ao reumatismo, aos distúrbios digestivos, às disfunções menstruais e da menopausa, à ansiedade, à insônia e à depressão.

As formas de utilização mais comuns dos óleos essenciais são na forma de inalação (réchauds, incensos, travesseiros), banhos, massagem e aromatizantes de ambiente.

Veja algumas dicas de como usá-los:

  • Massagem: Os Óleos de Banho e Massagem  e Bálsamo Hidratante e de Massagem da E5sencial Cosméticos são todos formulados com óleos essenciais. Escolha o que mais te agrada! Aplique uma porção generosa sobre as mãos e massageie o local desejado. Garantia de momentos de puro relaxamento. 
  • Banho de Imersão (Banheiras): Os Escalda-pés/Sais de Banho da E5sencial Cosméticos são todos formulados com óleos essenciais e com óleo de amêndoas doce. Escolha o que mais te agrada!  Aplique uma porção do sal na água da banheira e aproveite alguns minutos desse momento agradável! 
  • Aromatização Ambiental: Os Aromatizadores de Ambiente da E5sencial Cosméticos são todos formulados com óleos essenciais. Escolha o que mais te agrada!  Podem ser usados para borrifar no ambiente, nos armários, closets, no travesseiro, roupas , lençóis e no interior de automóveis, garantindo os benefícios de cada linha. 
  • Banho de Chuveiro: Os Escalda-pés/Sais de Banho da E5sencial Cosméticos são todos formulados com óleos essenciais e com o óleo de amêndoas doce. Escolha o que mais te agrada! Pode ser usado como esfoliante natural da pele. Coloque uma porção sobre as mãos e faça a esfolição da pele do corpo. Garantia de pele perfumada e macia! 
  • Escalda-Pés:  Os Escalda-pés/Sais de Banho da E5sencial Cosméticos são todos formulados com óleos essenciais e com o óleo de amêndoas doce. Escolha o que mais te agrada!  Em uma bacia com 3L de água morna, acrescente uma porção de 25g do sal, cerca de 3 colheres (sopa) rasas. Coloque os pés na água, deixando-os descansar por 15 minutos. Massageie e seque os pés. 

NÃO testados em ANIMAIS!

Todos os dias, em laboratórios espalhados por todo o Brasil, animais são submetidos a uma série de crueldades para testar cremes para pele, tinturas de cabelo, batons e vários outros produtos cosméticos nem um pouco essenciais a nós, seres humanos. Você acha isso justo?
Se a resposta é não, saiba que você faz parte de um grupo cada vez maior de brasileiros que não suporta a ideia de que animais sofram e até morram, apenas, para satisfazer a vaidade humana.
Segundo pesquisa do Ibope dois terços da população brasileira são contra testes em animais. No entanto, enquanto isso acontece, vale a pena valorizar as empresas que não realizam testes em animais e consumir os cosméticos sem peso na consciência.

A Nature Therapy não realiza testes em animais! Somos livres de crueldade!


Sulfate FREE

Sulfatos são uma classe de agentes de limpeza usados em cosméticos capilares e de pele. Podem causar irritação, principalmente em peles sensíveis.
Vários estudos relatam SLS (Lauril sulfato de sódio) sendo prejudicial para mucosa oral e da pele. SLS é usado como um irritante da pele durante os estudos em que os tratamentos médicos para a irritação requerem intencionalmente um agente irritante. Um estudo em Dermatologia Exógena confirmou que  SLS  é um  irritante forte  para a pele e que a irritação da pele persistiu nos indivíduos investigados após 3 semanas. (Lee at al, 2004)

Criamos formulações mais suaves e menos agressivas ao meio ambiente. Nossos produtos são SULFATE FREE!


Livre de BHT e EDTA

O BHT é um anti-oxidante de substâncias oleosas, muito usado em cosméticos. Contém evidências limitadas sobre sua carcinogenicidade, e comprovada ação desruptora endócrina, segundo European Food Safety Authority. Possui testes in vitro mostrando mutagenicidade em células de mamíferos (Vikism, Haris G), estudos em animais mostrando a formação de tumores (Shearn, Colin T), estudos em humanos mostrando seus efeitos alergênicos, segundo National Library of Medicine HazMap. 

O EDTA é um agente sequestrante utilizado em larga escala nos cosméticos, dando maior estabilidade à formulação. Tem um potencial médio de irritação à pele e maior ainda em irritação ocular segundo o Comitê Científico da Comissão Européia. 

Para sua segurança, nossos produtos são livres de EDTA e BHT em suas formulações.


Livre de CORANTES SINTÈTICOS

A alergia a corantes não é tão comum, mas pode aparecer em cerca de 2 a 7% das pessoas alérgicas, segundo dados do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia. O principal vilão é o  amarelo tartrazina, que também é usado em cosméticos. Dentre os principais sintomas da reação alérgica aos corantes destacam-se o inchaço,  especialmente ao redor dos lábios e olhos, além do aparecimento de placas vermelhas pelo corpo acompanhadas de coceira intensa.

 A eosina e antraquinona, corantes usados em cosméticos, podem causar reações fototóxicas ou fotoalérgicas. A exposição repetida a este composto, enquanto exposto à radiação UV provoca uma reação alérgica do tipo retardado, como na dermatite de contato alérgica. Em pessoas expostas à eosina, observou-se irritação e sudorese dos dedos, bem como bolhas nos dedos. Este corante é usado em cosméticos fabricados no Brasil. Devido à sensibilização, foi retirado dos mercados europeu e norte-americano. (Kręcisz,2010 e Braun, 2004)

A Nature Therapy não adiciona corantes nas suas formulações. As cores dos produtos são caracerísticas das misturas das matérias-primas.


Floralterapia

Atualmente esta modalidade de tratamento encontra-se difundida em todo o mundo e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os florais são um tratamento, que tem se mostrado eficazes na manutenção de uma melhor qualidade de vida. Não apresentam contraindicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.


Somos VEGAN

Novos tempos e novos princípios geraram uma demanda importante no mercado: a necessidade de produtos cruelity free, ou seja, aqueles que não geram qualquer tipo de prejuízo para os animais em sua produção. Essa postura pretende garantir que os animais não sofram com exploração ou até
mesmo sejam sacrificados cruelmente em prol da indústria, principalmente a de cosméticos.

Mesmo para quem não é adepto desse estilo de vida na alimentação, vale a pena investir nesse tipo de produto, pois é sinal de que a marca é comprometida com princípios importantes e que está atenta ao que é importante para seus clientes.


Sem ÓLEO MINERAL

Esse derivado do petróleo  está presente na maioria dos produtos cosméticos. O óleo mineral não tem muita afinidade com a pele, é absorvido em quantidades pequenas, ficando a maior parte sobre a sua superfície, tendo ação comedogênica. Segundo o National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (NIAMS)  substâncias irritantes e alergênicas, como  o óleo mineral, podem piorar os quadros de dermatite atópica.

Usamos óleos nobres em nossas formulações, como o óleo de griassol, óleo de amêndoas e óles essenciais, que tem muito mais benefícios que o óleo mineral.

Então, diga NÃO ao ÓLEO MINERAL!


Propilenoglicol FREE

O propilenoglicol  é uma substância muito usada nos cosméticos em geral, com ação hidratante, solvente, dentre outras. Até aqui tudo bem! O problema é que ele é uma substância alergênica...

Em um estudo do Grupo Norte-Americano de Dermatite de Contato (NACDG), os produtos de higiene pessoal foram encontrados como as fontes mais comuns de exposição a propilenoglicol (53,8%),

A maioria das reações cutâneas ao propilenoglicol são irritantes por natureza, no entanto, verdadeira sensibilização alérgica ocorre. A prevalência geral de reações alérgicas ao propilenoglicol foi relativamente baixa (3,5%). Segundo NACDG, nos testes relaizados, a prevalência de reações de teste de adesivo positivo ao propilenoglicol durante um período de 2 anos foi de 1,57% (13/828 pacientes). Presumiu-se que uma susceptibilidade individual aumentada à irritação pode também estar associada à reatividade alérgica através da redução da função de barreira da pele e da liberação de citocinas. (Mohamed at. Al, 2011)

A Nature Therapy, comprometida com a sua segurança e o bem-estar, não utiliza esse item nas suas formulações.


O que são florais?

As essências florais são extratos sutis usados para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo e da mente. As essências florais são preparadas a partir de flores colhidas no auge da florada da planta, nas primeiras horas da manhã quando ela ainda está cheia de orvalho, em locais na natureza onde as forças elementares se encontram intactas e, por isso mesmo, potentes/poderosas. 

Quais os benefícios do uso do floral?

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.

Essa relação se faz de acordo com as características afins entre a flor da qual é produzido o floral e a pessoa. O floral não irá "colocar" nada que falta na pessoa, mas, sim, ressoar a característica que já está lá.

*A Nature Therapy adota os Florias de Minas nas suas formulações por conhecer seus benefícios e resultados e pela credibilidade.

 


Livre de FTALATOS e ESSÊNCIAS SINTÉTICAS
 

Os produtos que exercem alguma atividade endócrina são classificados como Endocrine-Disrupting Chemicals (EDCs). Entre os EDCs estão os ftalatos, fenóis, parabenos, triclosan,  BHT, benzofenona-3 e outros filtros solares. Todos amplamente utilizados em formulações cosméticas ou em suas embalagens (Tefre et al., 2014).

Os ftalatos são encontrados em muitos cosméticos, normalmente são utilizados em perfumes como agentes solventes e fixadores. (Al-Saleh e Elkhatib, 2015).

 Têm sido associados, em humanos, com parto prematuro e aumento das chances de alergia e asma, além de afetarem o sistema reprodutor masculino, incluindo a redução do tamanho do pêniscriptorquidia e diminuição da distância anogenital (Ashley et al., 2015).

Já, as essências são uma matéria-prima super importante em cosméticos, até porquê um dos fatores que leva o consumidor a comprá-lo é o cheiro. As essências sintéticas são substâncias que podem desencadear alergias no local de aplicação, apresentando vermelhidão, coceira, inchaço, além de rinites alérgicas, dentre outras reações. Para minimizar os riscos de reações desagradáveis, não utilizamos essências sintéticas em nossas formulações. Usamos apenas ÓLEOS ESSENCIAIS, ou seja, essências naturais, que além  de perfumarem naturalmente a formulaçaõ, trazem os benefícios da AROMATERAPIA. Leia mais na aba AROMATERAPIA.


DIGA NÃO AOS PARABENOS

Em formulações cosméticas, os PARABENOS tem  ação conservante. Interferem no sistema endócrino de humanos e animais - possui atividade estrogênica - por isso são considerados um disruptor endócrino. Atualmente, essas substâncias vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente. (Prusakiewicz et. al, 2007,  Thuy et. al, 2010)

Há também estudos que apontam que podem desencadear alergias cutâneas e envelhecimento precoce da pele (Yoshinori et al, 2008)

Vários países no mundo já não utilizam mais os PARABENOS como conservantes, além de serem proibidos em alguns. No Brasil eles sinda são permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Nature Therapy, buscando sempre o melhor e mais seguro, bane o uso de PARABENOS nas suas formulações. Somos parabenos FREE!

Sobre a loja

Compra de cosméticos naturais e veganos: hidratantes, sprays de ambiente, óleos, escalda-pés e sabonete vegetal. A natureza cuidando de você. Parcele suas compras. Frete grátis*.

Pague com
  • Bcash
  • PayPal Express
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

Elisa Novaes Cancella ME - CNPJ: 21.180.339/0001-97 © Todos os direitos reservados. 2019

- 98503EA9FBC8262C9B7F0EA158897F56